Lille é a capital histórica de Flandres, que só se tornou parte da França em 1.713 sob o Tratado de Utrecht.

A cidade conta com encantadoras ruas de pedestres e diversas atrações culturais.

Atrações e Pontos Turísticos de Lille

1. Grand Place

Grand Place em LilleFoto por Fred Romero

A movimentada praça principal de Lille, a Place du Général de Gaulle é cercada por imponentes edifícios.

Também conhecida como a Grand Place, a praça está repleta de cafés e brasseries. No meio da praça, o monumento da Deusa celebra a resistência de Lille ao cerco austríaco de setembro de 1.792.

2. Palais des Beaux-Arts de Lille

Palais Beaux-Arts LilleFoto por di.fe88

O Palais de Beaux-Arts de Lille é considerado o segundo museu mais importante da França depois do Louvre.

Reconhecida pelo seu tamanho e qualidade, essa prestigiosa coleção de arte está alojada num impressionante edifício com um átrio espaçoso e luminoso. A coleção inclui obras-primas da pintura europeia de Rubens, Van Dyck, Goya e Delacroix.

3. Eglise Saint-Maurice

Eglise Saint-Maurice Lille FotoFoto (Modificada) por Yann Caradec

A Eglise Saint-Maurice é uma bela igreja gótica que foi fundada no século 14.

A igreja foi renovada várias vezes, tão recentemente quanto no século 19, mas manteve um senso de unidade arquitetônica.

4. Cathédrale Notre-Dame de la Treille

Cathédrale Notre-Dame de la TreilleFoto por Fred Romero

A  Cathédrale Notre-Dame de la Treille é uma estrutura neogótica com detalhes surpreendentes construída em 1.854.

A catedral fica em um local que na Idade Média forneceu abrigo para uma antiga estátua da Virgem Maria, considerada como tendo poderes miraculosos.

Inicialmente, a igreja foi planejada para ter um  tamanho de 132 metros de comprimento, com torres atingindo mais de 115 metros. No entanto, dificuldades financeiras (por causa de guerras) limitaram a escala do projeto. A catedral foi finalmente concluída nos anos 90 e inaugurada em 1.999.

5. La Piscine Museum em Roubaix

La Piscine RoubaixFoto por Fred Romero

La Piscine Museum está alojado em um local inesperado: os antigos banhos de natação Art Déco em Roubaix, a 14 km de Lille.

Os banhos de piscina (não mais usados para natação) fornecem um cenário único para a coleção do museu.

Alguns exemplos de cerâmicas de Picasso e uma interessante exposição de esculturas dos séculos 19 e 20 circundam a piscina decorativa, enquanto galerias de arte em três andares exibem coleções de tecidos, desenhos, roupas e acessórios.

6. Lille Métropole Musée d’Art Moderne, d’Art Contemporain et d’Art Brut

Lille Métropole Musée d'Art Moderne, d'Art Contemporain et d'Art Brut©Lille Métropole Musée d’Art Moderne, d’Art Contemporain et d’Art Brut

A cerca de 12 km a nordeste (a 20 minutos de carro) de Lille fica Villeneuve d’Ascq, famosa por esse prestigioso museu em um ambiente exuberante.

Um dos museus mais importantes da arte do século 20 e do século 21 no norte da Europa,  é o único museu na França a reunir uma coleção tão abrangente de arte moderna.

O museu exibe mais de 4.500 obras em 4.000 metros quadrados de espaço de exposição, além da área de jardim que exibe esculturas.

As exposições incluem obras de Braque, Kandinsky, Klee, Miró, Modigliani e Picasso.

O museu deve sua coleção a uma doação da família Masurel, e os fundadores dos museus estavam entre os principais colecionadores privados de arte cubista na França.

7. Musée Louvre-Lens

Musée Louvre-LensFoto por Forgemind ArchiMedia

O Musée Louvre-Lens é um museu moderno e elegante localizado em um parque que antigamente era um local de mineração de carvão.

O museu possui uma exposição rotativa de obras de arte do Museu do Louvre, e tornou-se uma atração cultural de prestígio na região de Nord-Pas-de-Calais.

A Grande Galerie do museu é um espetacular espaço de 3.000 metros quadrados que exibe obras de arte de uma maneira nova, sem ser separado em salas.

A Galerie du Temps apresenta uma exposição cronológica de mais de 200 obras de arte do Louvre de diferentes períodos da história: Antiguidade, Idade Média e a Era Moderna.

Vale a pena visitar o museu a partir de Lille, o trajeto leva cerca de 30 minutos de carro ou 40 minutos a uma hora de trem.

Como chegar

Lille é servida pelo Aeroporto Internacional Lille-Lesquin, mas a cidade pode ser acessada com trem, ônibus ou carro.

Distâncias

Lille – Paris – 219 km

Lille – Amiens – 141 km

Lille – Reims – 205 km

Lille – Metz – 364 km

Pesquise Bilhetes de Trem

Onde comer

Compras

Onde ficar

O Clarance Hotel Lille está localizado a 550 metros da Grand Place. Os quartos possuem TV de tela plana, máquina de café e frigobar. Reserve aqui.

O Hotel Carlton está localizado no centro de Lille a 150 metros da Grand Place. Os quartos estão equipados com TV de tela plana, máquina de café e frigobar. O hotel conta com uma academia e sauna. Reserve aqui.

O L’Hermitage Gantois, Autograph Collection é outra excelente opção de hotel no centro da cidade, está localizado em um elegante edifício do século 15 a 600 metros do Palais des Beaux-Arts de Lille. Os quartos possuem TV de tela plana, chaleira, cafeteira e frigobar. O hotel conta com uma piscina e spa. Reserve aqui.

Centro de Informações Turísticas de Lille

Palais Rihour, Place Rihour, 59000 Lille, França

Site: www.lilletourism.com

Comece a Planejar sua Viagem com nossos Parceiros

Reserve seu hotel através do maior site de reservas de hotéis Booking.com. Você irá encontrar diversas opções para todos os tipos de bolso. Faça a sua reserva com antecedência, assim você garante excelentes preços. Clique e Pesquise Hotéis na França.

Viaje com segurança com um Seguro de Viagem Internacional. O Seguro de Viagem para a França é obrigatório. Garanta os melhores preços através do nosso parceiro Seguros Promo. Com a Seguros Promo é possível pesquisar e comparar os valores e escolher a cobertura mais adequada para a sua viagem. Clique e Faça uma Cotação.

Aplicativo França

AplicativoBaixe nosso app para usar antes, durante e depois da sua viagem para a França.

O aplicativo conta com dicas e informações de diversos destinos. Inspire-se!

Veja também

Mapa de Lille

Mapa da França

Lista das Maiores Cidades da França

40 Atrações e Pontos Turísticos da França

Sugestões de Roteiros para Viajar pela França

Descubra as Regiões da França

Lindos Castelos da França para Visitar

Publicidade