Regiões da França

A França está dividida em 18 regiões administrativas. Sendo 13 regiões metropolitanas5 regiões ultramarinas.

13 Regiões Metropolitanas da França

1. Auvergne-Rhône-Alpes

Auvergne-Rhône-Alpes

Auvergne

Auvergne é composta de quatro departamentos, Allier, Puy de dôme, Cantal e Haute Loire. A região conta com rico patrimônio histórico e natural, castelos, aldeias.

A capital de Auvergne, Clermont Ferrand, situada no sopé de um antigo vulcão, é uma cidade universitária e é, em grande parte, o centro econômico da região; é o único grande centro urbano nessa região predominantemente rural.

Rhône Alpes

Rhône Alpes é uma das regiões mais prósperas da França, famosa por suas áreas de esqui, como Chamonix.

Suas três principais cidades são Lyon, Grenoble e St. Etienne.

A região Rhône-Alpes também tem algumas áreas de vinhedos de renome, em particular a área de Beaujolais, ao norte de Lyon, e a parte norte da região de Côtes du Rhône, ao sul de Lyon. Entre as mais atraentes estão as vinhas ao redor do vale íngreme do Rhône, entre Vienne e Valence.

Os oito departamentos da região de Rhône-Alpes são Ain, Ardèche, Drôme, Isère, Loire, Rhône, Savoie, Haute-Savoie.

2. Bretanha

Bretanha França

A região administrativa francesa da Bretanha abrange quatro departamentos, Côtes d’Armor, Finistère, Morbihan e Ille et Vilaine, na fronteira com a Normandia e na área do Vale do Loire.

A capital da moderna região da Bretanha é Rennes, localizada na parte central oriental da região.

3. Bourgogne-Franche-Comté

Bourgogne- Franche-Comté

Bourgogne

Bourgogne compõe a metade oriental da nova região da França de Bourgogne-Franche-Comté. É composta por quatro departamentos franceses, Côte-d’OrSaône-et-LoireYonne, e Nièvre.

A capital histórica e moderna da região da Borgonha é Dijon, um próspero centro administrativo e cultural.

Franche-Comté

Franche-Comté é uma bela área rural do leste da França que tem muito a oferecer em termos de ambiente natural, patrimônio histórico e museus.

A região é composta por quatro departamentos, Doubs, Jura, Haute-Saône e Territoire de Belfort.

A capital de Franche-Comté é Besançon.

4. Córsega

Córsega

Córsega é uma ilha no mar Mediterrâneo. É dividida em dois departamentos, Haute-Corse e Corse-du-Sud.

5. Centre Val-de-Loire

Centre Val-de-Loire

Situada a sudoeste de Paris, a região Centro ocupa a parte mais visitada do Vale do Loire.

É composta por seis departamentos, Cher, Eure et Loir, Indre, Indre et Loire, Loiret, Loir  et Cher.

A capital regional é Orléans.

6. Grand Est (Alsace, Champagne, Lorraine)

Champagne

Alsácia

A Alsácia é a região germânica da França. É uma região situada na margem oeste do rio Reno, entre o Reno e as montanhas de Vosges.

Alsácia é composta de apenas dois departamentos, o Baixo Reno, capital de Strasbourg, e o Alto Reno, capital de Colmar.

Champagne

Champagne, situada a leste da região de Paris, é uma das grandes províncias históricas da França.

A região de Champagne-Ardenne é composta por quatro departamentos, Ardennes, Aube, Marne e Haute-Marne. E a capital é Châlons en Champagne.

A região é famosa por seu vinho branco espumante, champagne.

Lorraine

Lorraine está localizada no nordeste da França, nas fronteiras da Bélgica, Luxemburgo e Alemanha. É uma das antigas províncias históricas da França e da Europa.

A região consiste em quatro departamentos, Meurthe-et-Moselle, Meuse, Moselle e Vosges. É a única região francesa que faz fronteira com três países diferentes.

As duas maiores cidades da região, Metz e Nancy, são de tamanho semelhante e ambas foram, por vezes, capital regional na história.

A capital de hoje é Metz, prefeitura do departamento de Moselle.

7. Hauts de France ( Nord Pas-de-Calais – Picardie)

Hauts de France

Nord Pas-de-Calais

A área de Nord-Pas-de-Calais é a parte da França mais próxima do Reino Unido, e mais facilmente acessível para visitas da Grã-Bretanha e Benelux.

A área tem muitas cidades e vilas interessantes começando com Lille, a capital regional, e uma das grandes cidades históricas de Flandres; outras cidades interessantes incluem Arras, Saint-Omer, Boulogne, Douai e Valenciennes, e há muitos outros lugares e locais de interesse.

Picardie

A Picardie é uma região que está no centro da história da Europa há mais de mil anos. Sua importância é refletida em sua herança histórica, incluindo algumas das melhores catedrais medievais da França, alguns palácios impressionantes e muitos locais e memórias da Grande Guerra.

Consiste em três departamentos, Oise, Aisne e Somme, cuja capital, Amiens, é também a capital regional.

8. Ile de France (Paris)

Ile de France

Paris é uma das cidades mais fantásticas da Europa. A cidade conta com inúmeros museus, teatros, lojas, monumentos históricos fantásticos e uma bela paisagem.

Leia também: Pontos Turísticos e Atrações de Paris

9. Nouvelle Aquitaine (Aquitaine, Poitou-Charentes, Limousin)

Nouvelle Aquitaine 

Aquitaine

Situada no canto sudoeste da França, é uma área famosa por seus vinhos, praias e campo.

Bordeaux é a capital regional. É uma região muito variada; compreendendo os departamentos de Dordogne, Gironde, Landes, Pyrénées Atlantiques, Lot et Garonne.

Poitou-Charentes

Toda a região é em grande parte rural, e até mesmo a capital regional Poitiers tem menos de 100.000 habitantes. Niort, capital do departamento de Deux Sèvres, é especializada em serviços financeiros, especialmente seguros.

A área costeira, incluindo as cidades de La Rochelle, Rochefort e Royan, é popular para o turismo beira-mar.

Limousin

Limousin é uma das menores regiões da França e a que possui a menor população. O nome deriva da capital regional, Limoges.

A área de Limousin e a antiga região são constituídas por apenas três departamentos, Haute Vienne, Creuse e Corrèze.

10. Normandie

Normandie

A Normandia é uma das grandes regiões históricas da FrançaLe Havre, Caen e Rouen são as três principais cidades da região.

É uma área agrícola próspera, especializada em produtos lácteos, frutas (principalmente maçãs) e agricultura mista. Também é famosa por por seus cavalos de corrida.

11. Occitanie (Midi-Pyrénées, Languedoc)

Occitanie

Midi-Pyrénées

Midi-Pyrénées é a maior região administrativa da França metropolitana, em termos de área de superfície, e o maior em número de departamentos cobertos. Incorpora oito departamentos: Ariège, Aveyron, Haute-Garonne, Gers, Lote, Hautes-Pyrénées, Tarn e Tarn-et- Garona.

A cidade de Toulouse, situada mais ou menos no centro da região, é a maior cidade.

Languedoc

Agora parte da região de Occitanie, a região de Languedoc-Roussillon, popularmente conhecida como Languedoc, é a região central do sul da França; inclui a costa mediterrânea ocidental da França, que se estende desde o Vale do Ródano, a leste, até a fronteira espanhola no sudoeste, e compreende cinco departamentos, Pyrénées Orientales, Lozère, Hérault, Gard e Aude.

A principal cidade de Languedoc-Roussillon é Montpellier, uma cidade moderna próspera no Hérault, com um centro histórico; outras grandes cidades da região são Nîmes, Narbonne, Sete e Perpignan.

12. Pays de la Loire

Pays de la Loire

Pays de la Loire é uma criação recente, não uma das regiões históricas da França. De fato, a capital regional, Nantes, já foi a capital da Bretanha, à qual não pertence mais.

As maiores cidades da região são Nantes, Angers e Le Mans.

A região é composta por cinco departamentos, Loire Atlantique, Vendée, Mayenne, Sarthe e o Maine et Loire.

13. Provence – Cote d’Azur

Provence - Cote d'Azur

Provence é a região turística mais popular da França, cobrindo a Riviera Francesa, os Alpes de Provence e a histórica Provence.

A população concentra-se principalmente na faixa costeira e no Vale do Ródano. As maiores cidades da região são Marselha, Nice, Toulon e Avignon.

Não viaje sem um Seguro de Viagem Internacional

Viaje com segurança com um Seguro de Viagem Internacional. Garanta os melhores preços através do nosso parceiro Real Seguro.

Com a Real Seguro é possível pesquisar e comparar os valores e escolher a cobertura mais adequada para a sua viagem. Clique e Faça uma Cotação.

Pesquise e Encontre Ofertas de Hotéis

Reserve seu hotel através do maior site de reservas de hotéis Booking.com. Você irá encontrar diversas opções para todos os tipos de bolso.

Faça a sua reserva com antecedência, assim você garante excelentes preços. Clique e Pesquise Hotéis.

Veja também

Castelos da França

Lista das 30 Maiores Cidades da França

Publicidade

Hotéis

Booking.com